
A Polícia Militar, por meio do 7º Batalhão, realizou nesta segunda-feira (03) a aula inaugural do VI Curso Operacional de Força Tática (COFT), em solenidade no auditório da unidade operacional, em Cariacica.
O curso tem como objetivo capacitar policiais militares para a atividade de Patrulhamento Tático Motorizado, seguindo as diretrizes do Comando-Geral da Corporação. A formação prepara os participantes para o policiamento de saturação e o apoio em ações e operações policiais de maior risco, com ênfase na atuação segura, técnica e no uso adequado e proporcional da força.
A solenidade de abertura contou com a presença do comandante-geral, coronel Douglas Caus, que ministrou uma palestra com o tema: “Estratégias da PMES no enfrentamento às facções criminosas”. Durante sua explanação, o comandante-geral destacou pontos essenciais sobre o cenário da criminalidade organizada, abordando tópicos como a diferença entre organizações e facções criminosas, as estratégias de enfrentamento adotadas pela Polícia Militar, bem como as áreas de atuação e domínios dessas facções no Estado.
“Empregamos treinamento, equipamentos e inteligência, e não permitiremos que o Espírito Santo caia sob o domínio de organizações criminosas. O que acontece em outros estados serve de alerta: quando as facções assumem o controle, as consequências são graves e a reversão é extremamente difícil”, destacou o coronel Caus.
O comandante-geral destacou ainda a estratégia de enfrentamento as facções criminosas adotada pela corporação: “Aqui, seguimos outro caminho. A razão da presença de vocês neste curso é justamente essa — preparar homens e mulheres para estarem na linha de frente, assegurando que o Espírito Santo não ceda áreas de domínio a essas organizações. Com o fortalecimento do efetivo, o investimento em equipamentos e o treinamento contínuo, garantiremos que nosso estado continue sendo um lugar seguro para as famílias capixabas.”
O VI COFT é destinado a oficiais e praças do quadro de combatentes lotados no 7º Batalhão, bem como em demais unidades do 6º Comando de Policiamento Ostensivo Regional (CPOR). A turma inicia o curso com 40 candidatos, que serão capacitados ao longo de 260 horas/aula, com término previsto para o dia 02 de dezembro.
A formação reforça o compromisso da Polícia Militar do Espírito Santo com a excelência técnica, a valorização profissional e o fortalecimento operacional, pilares fundamentais para o enfrentamento qualificado à criminalidade e a preservação da segurança da sociedade capixaba.
Mín. 20° Máx. 31°




