Domingo, 28 de Junho de 2026
15°C 25°C
Mantenópolis, ES
Publicidade

Conheça as obras e ações previstas para aumentar a resiliência no abastecimento de água de SP

Transposição entre a Billings e Itapanhaú-Biritiba Mirim, novas estações de tratamento e reservatórios devem somar milhares de litros por segundo a...

28/06/2026 às 07h15
Por: suporte Fonte: Secom SP
Compartilhe:
Para dezembro de 2026, estão previstas duas obras em estações de tratamento – Fonte: Divulgação/Governo de SP
Para dezembro de 2026, estão previstas duas obras em estações de tratamento – Fonte: Divulgação/Governo de SP

O Governo de São Paulo está executando um conjunto de obras para levar mais água ao sistema que abastece o estado e reforçar a segurança hídrica em períodos de estiagem. As intervenções fazem parte do maior programa de resiliência hídrica da história paulista, que reúne mais de R$ 25 bilhões em investimentos para todas as regiões. As ações se dividem entre entregas já concluídas e projetos que se estendem até 2030. Juntos, devem ampliar a capacidade de produção e reservação de água da Região Metropolitana de São Paulo, onde vivem cerca de 22 milhões de pessoas.

“Nós temos o maior programa de resiliência hídrica da história do Estado de São Paulo, com mais de R$ 25 bilhões em investimentos. Já concluímos obras importantes, como a interligação Itapanhaú-Biritiba Mirim, que ampliou em cerca de 17% a capacidade do Sistema Alto Tietê e beneficia milhões de pessoas. Também estamos ampliando estações de tratamento de água e executando novas obras para aumentar a oferta hídrica e reforçar a segurança do abastecimento”, explica a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende.

O Governo de São Paulo anunciou na semana passada o aperfeiçoamento da metodologia de monitoramento da segurança hídrica da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). A nova metodologia utiliza uma base de dados mais ampla, que considera a série histórica do comportamento hidrológico dos últimos 15 anos – este período também contempla eventos climáticos relevantes, como El Niño e La Niña, inclusive diante da previsão de ocorrência desses fenômenos nos próximos meses. O Sistema Cantareira passa a ter uma curva própria, além do monitoramento simultâneo do Sistema Integrado Metropolitano (SIM).

LEIA TAMBÉM: Gestão da pressão traz economia equivalente a dois meses do consumo de água da cidade de São Paulo


Foto: Reprodução/Secom SP
Foto: Reprodução/Secom SP

Obras de resiliência

Com investimento de R$ 161 milhões, a Transferência Itapanhaú-Biritiba Mirim, realizada pela Sabesp, acrescentou 2 mil litros por segundo de água bruta ao Sistema Alto Tietê, ampliando a disponibilidade hídrica de um dos principais sistemas produtores da Região Metropolitana de São Paulo e reforçando a resiliência do abastecimento diante de períodos de estiagem. Já a transferência Guaratuba reforçou o abastecimento com outros 200 litros por segundo e aporte de R$ 10 milhões, ambas obras foram concluídas já em 2025.

Outra frente é a reservação. A Sabesp investe R$ 525 milhões na implantação de 31 reservatórios em 24 centros de reservação da Região Metropolitana. As estruturas ampliam em 202,5 mil metros cúbicos a capacidade de armazenamento de água tratada, o que ajuda a manter o abastecimento nos horários de maior consumo.

Essas obras se somam a iniciativas já em operação, como as interligações entre os sistemas produtores da Região Metropolitana, as ampliações feitas nos sistemas Cantareira e Alto Tietê e o Aquapolo, referência no reúso de água para fins industriais.

O Governo de São Paulo também entregou obras estruturais para reforçar a segurança hídrica da Região Metropolitana de São Paulo. São 28 intervenções em estações de tratamento, estações de bombeamento, adutoras e válvulas de controle, das quais 10 já foram concluídas, com investimento de R$ 112,7 milhões. Nos últimos três anos, o Estado também investiu cerca de R$ 148 milhões na perfuração de 141 poços profundos para ampliar a disponibilidade hídrica em diferentes regiões paulistas.

As intervenções da Região Metropolitana fazem parte de um programa de resiliência hídrica que alcança todas as regiões do estado. Entre as obras emblemáticas em andamento estão as barragens Pedreira e Duas Pontes e o Sistema Adutor Regional (SAR) dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. O programa inclui ainda o desassoreamento e a revitalização de 479 cursos d’água por meio do Programa Rios Vivos.

O que vem até por aí

Para dezembro de 2026, estão previstas duas obras em estações de tratamento. Na Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Grande, a Sabesp vai instalar tratamento por membrana, com ganho de 500 litros por segundo e investimento de R$ 95 milhões. Na ETA Baixo Cotia, o retrofit deve ampliar a produção em mil litros por segundo, com aporte de R$ 357 milhões.

Para 2027, está programada a Transposição Billings-Taiaçupeba, que vai levar água do braço Rio Pequeno da Billings, em São Bernardo do Campo, até o reservatório de Taiaçupeba, em Suzano, que integra o Sistema Alto Tietê. A obra adiciona 4 mil litros de água bruta por segundo, com investimento de R$ 1,4 bilhão.

Segundo a Sabesp, o conjunto de obras estruturais em andamento na Região Metropolitana representa mais de R$ 5 bilhões até 2027 e o acréscimo de 8 mil litros de água por segundo, beneficiando toda a população atendida.

Além das obras em curso, a Sabesp prevê um pacote de investimentos adicionais de R$5,9 bilhões, com projetos escalonados até 2030. A Transposição Billings-Taiaçupeba integra esse pacote, ao lado de outras seis frentes.

Entre elas estão a Estação Elevatória de Água Bruta (EEAB) Guaió, com entrega prevista para março de 2026, e a recarga de manancial a partir da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Suzano-Taiaçupeba, programada para dezembro de 2027. Para os anos seguintes, estão previstas a recarga de manancial pela ETE Barueri-Rio Cotia, a recarga de mananciais pela Estação Produtora de Água de Reúso (EPAR) Guarapiranga e a Transferência Paraíba do Sul-Alto Tietê, com ampliação de estação de tratamento. Os projetos somam capacidade adicional de 12,8 metros cúbicos por segundo.

Redução de perdas

O combate às perdas de água também integra a estratégia de segurança hídrica do Governo de São Paulo. Apenas em 2025, a Sabesp investiu cerca de R$ 1,68 bilhão em ações como substituição de redes e hidrômetros, combate a vazamentos e fraudes, instalação de válvulas redutoras de pressão e modernização da operação dos sistemas de abastecimento. O objetivo é aumentar a eficiência da distribuição e reduzir o desperdício de água tratada.

Até 2029, estão previstos quase R$ 9 bilhões em investimentos nessa área, o maior programa de redução de perdas já realizado pela Sabesp. A iniciativa complementa as obras de ampliação da oferta hídrica e reforça a resiliência do sistema de abastecimento ao permitir o melhor aproveitamento da água já disponível nos mananciais, beneficiando milhões de pessoas na Região Metropolitana de São Paulo e em outras regiões atendidas pela companhia.

“Estamos atacando a questão das perdas de água na origem. Ao mesmo tempo, adotamos medidas para proteger a população mais impactada pela gestão da demanda noturna, com reforço de redes, reservatórios e instalação gratuita de caixas d’água. Nosso objetivo é aumentar a resiliência do sistema e garantir mais segurança hídrica para a população”, afirma Natália Resende.

Além das obras que reforçam o abastecimento do sistema que abastece a Região Metropolitana de São Paulo, a gestão mantém um trabalho de gestão hídrica desenvolvido no âmbito do Comitê Integrado e do Conselho Estadual de Mudanças Climáticas, sob gestão da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Mantenópolis, ES
18°
Parcialmente nublado

Mín. 15° Máx. 25°

18° Sensação
0.48km/h Vento
86% Umidade
20% (0.18mm) Chance de chuva
06h17 Nascer do sol
05h17 Pôr do sol
Seg 25° 16°
Ter 24° 16°
Qua 26° 16°
Qui 27° 17°
Sex 26° 16°
Atualizado às 09h09
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,17 +0,03%
Euro
R$ 5,88 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 329,826,31 +0,77%
Ibovespa
173,295,14 pts 0.76%
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio