
Com a abertura da estação Washington Luís, prevista para a próxima semana, a Linha 17-Ouro passará a funcionar no “formato Y”, novidade em São Paulo, com três estações distintas como destino final em diferentes sentidos. O funcionamento seguirá inicialmente em operação transitória, de segunda a sexta, das 10h às 15h, com entrada gratuita, até a evolução dos sistemas e ajustes que vão possibilitar o aumento de horário.
Este modelo exige uma redistribuição dos fluxos de passageiros e o novo arranjo operacional prevê a manutenção das viagens em formato “shuttle”, ou seja: um trem vai e volta em cada uma das vias, entre Morumbi e Aeroporto de Congonhas.
No entanto, um terceiro trem passará a atender exclusivamente o trecho entre Brooklin Paulista e Washington Luís, indo e voltando pela mesma via, também em formato shuttle. Com isso, os passageiros que tiverem como destino a estação Washington Luís deverão desembarcar obrigatoriamente na estação Brooklin Paulista para seguir viagem até o novo terminal. O mesmo procedimento deverá ser realizado no sentido inverso: passageiros que embarcarem na estação Washington Luís e desejam seguir para Congonhas ou Morumbi também precisarão fazer a troca de trens nesse ponto.
Para os passageiros que embarcam, por exemplo, na estação Morumbi ou qualquer outra (exceto Washington Luís), sentido aeroporto não há mudanças. O trem seguirá indo de Morumbi a Congonhas. Isso vale para quem sai de Congonhas com destino a Morumbi ou demais estações (menos Washington Luís). Os passageiros serão informados do destino dos trens pelos monitores nas plataformas, avisos sonoros efuncionários prestando orientação nas estações.
Este modelo de operação que inclui a troca de trem em Brooklin Paulista será mantido durante a operação transitória. Com a evolução dos sistemas ao longo do funcionamento, será possível inserir mais trens e adotar a circulação em carrossel, onde a composição segue para um destino por uma via e ao destino oposto na outra via. Neste cenário, o horário e os dias de atendimento serão ampliados e haverá opções de trens diretos de Morumbi até Washington Luís, além de Congonhas, e de Washington Luís até Morumbi.
A nova estação Washington Luís está localizada na confluência das avenidas Jornalista Roberto Marinho e Washington Luís. O projeto incorpora soluções de acessibilidade, com elevadores, escadas rolantes, pisos táteis e sanitários adaptados, além de infraestrutura que privilegia a iluminação e ventilação naturais e o reaproveitamento de água pluvial.
Com mais de 4,5 mil metros quadrados de área construída, a estação dispõe de mezanino, plataforma lateral, além de equipamentos de circulação que incluem escadas, elevadores e bloqueios de acesso, compondo uma estrutura preparada para atender ao crescimento da demanda na região.
Com 6,7 km de extensão operacional e oito estações elevadas, a Linha 17-Ouro foi aberta em março, ligando o Aeroporto de Congonhas às Linhas 5-Lilás (Campo Belo) e 9-Esmeralda (Morumbi), reduzindo tempos de deslocamento, reorganizando os fluxos da Avenida Roberto Marinho e criando um novo corredor de mobilidade sustentável na zona sul. Desde então, os trens já percorreram 12 mil km e transportaram mais de 230 mil passageiros.
Mín. 17° Máx. 24°




