Quinta, 25 de Junho de 2026
17°C 24°C
Mantenópolis, ES
Publicidade

Parceria entre Governo do Ceará e Comitê Paralímpico Brasileiro propõe transformar CFO em referência nacional

A medida não irá interromper as atividades que já existem, apenas ampliando o acesso ao esporteO governador Elmano de Freitas enviou, nesta quinta-...

25/06/2026 às 19h26
Por: suporte Fonte: Secom Ceará
Compartilhe:
Fotos: Carlos Gibaja - Casa Civil
Fotos: Carlos Gibaja - Casa Civil

A medida não irá interromper as atividades que já existem, apenas ampliando o acesso ao esporte

O governador Elmano de Freitas enviou, nesta quinta-feira (25), à Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), um Projeto de Lei que trata do termo de fomento e parceria a ser celebrado entre o Governo do Ceará e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O objetivo da parceria é transformar o Centro de Formação Olímpica (CFO) em referência nacional na formação de atletas e paratletas, bem como na realização de eventos esportivos. A medida não irá interromper as atividades que já existem, apenas ampliando o acesso ao esporte.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

“Queremos transformar esse Centro em um grande local para o desporto paralímpico brasileiro, servindo a todo país. Teremos uma gestão compartilhada, investimento de acessibilidade. Tive o prazer de conhecer o equipamento que o Comitê tem em São Paulo e o que vamos ter aqui no Ceará é algo muito assemelhado. Teremos um grande Centro, com muito orgulho de ser no Ceará, para servir o desporto paralímpico brasileiro”, destacou o governador Elmano de Freitas.

O CPB é uma instituição reconhecida internacionalmente pelo êxito na promoção e desenvolvimento do esporte de alto rendimento e do paradesporto. O Comitê também possui ampla experiência na gestão de programas esportivos, formação de atletas e projetos voltados à inclusão de pessoas com deficiência no esporte.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Presidente do CPB, José Antônio Freire, comemorou a iniciativa. “Essa parceria é uma maravilha. É um centro que tem quase as dimensões do centro que temos lá em São Paulo. A gente vai utilizar com muitos eventos, onde a gente pode atender as pessoas com deficiência, a comunidade, com grandes campeonatos a nível de Brasil. Hoje é um dia de muita alegria e esse local será um instrumento para as pessoas com deficiência utilizar usando o esporte como inclusão. Só tenho a agradecer ao Ceará por essa parceria”, comentou.

A iniciativa, portanto, prevê ações conjuntas para ampliar as oportunidades de acesso à prática esportiva, fortalecer a formação de atletas e paratletas, incentivar o surgimento de novos talentos, potencializar a realização de eventos esportivos de grande porte e consolidar o Estado do Ceará como referência nacional.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

O titular da Sesporte, Rogério Pinheiro, agradeceu o apoio do governador Elmano de Freitas em todo o trâmite. “É um dia histórico para o desporto do Ceará e do país. Hoje o Ceará se alia ao que há de melhor e da mais competente instituição do paradesporto no Brasil. Todo o desporto nacional ganha com isso. Dobramos o investimento no equipamento, vamos aumentar a capacidade de atendimento, mantendo toda a estrutura e atendimento que já realizamos dentro do CFO. O esporte cearense está muito feliz”, concluiu.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Mantenópolis, ES
19°
Tempo nublado

Mín. 17° Máx. 24°

19° Sensação
3.01km/h Vento
87% Umidade
100% (2.07mm) Chance de chuva
06h17 Nascer do sol
05h16 Pôr do sol
Sex 24° 17°
Sáb 24° 17°
Dom 23° 14°
Seg 25° 15°
Ter 25° 16°
Atualizado às 20h09
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,18 +0,05%
Euro
R$ 5,89 +0,04%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 328,277,09 +0,38%
Ibovespa
171,990,20 pts 0.87%
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio