Quinta, 25 de Junho de 2026
17°C 24°C
Mantenópolis, ES
Publicidade

Governo de Minas expande Sei!MG Municípios para outras cidades e inicia implantação da versão 5.0 do sistema

Ferramenta que digitaliza processos na administração pública e reduz o uso de papel está presente em todos os órgãos estaduais e em cerca de 20 cid...

25/06/2026 às 10h13
Por: suporte Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:
Seplag / Divulgação
Seplag / Divulgação

O Governo de Minas , por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge) , segue expandindo o Sei!MG Municípios para novas cidades mineiras interessadas em utilizar a ferramenta. Além disso, foi concluída a implantação da versão 5.0 em Timóteo e Ribeirão das Neves, avançando ainda mais na desburocratização e na digitalização de processos na administração pública.

O Sei!MG Municípios traz mais agilidade, segurança, transparência e eficiência à gestão pública, permitindo que documentos e processos sejam criados, assinados, tramitados e acompanhados eletronicamente, além de reduzir o uso de papel.

Timóteo foi o município escolhido como piloto para receber a versão atualizada do sistema. Em seguida, o processo foi realizado em Ribeirão das Neves.

“A versão 5.0 trouxe uma série de melhorias tecnológicas e funcionais para as prefeituras participantes. Entre os principais benefícios estão a adequação do sistema para suportar o novo padrão de CNPJ alfanumérico, a disponibilização de um editor de textos mais moderno e intuitivo e novas possibilidades de personalização da página inicial do sistema”, afirmou a diretora Central de Sistemas Corporativos de Planejamento, Orçamento e Processo Eletrônico da Seplag-MG, Fernanda Mendes.

A atualização também trouxe a integração com o login Gov.br para usuários externos, permitindo que cidadãos, empresas e demais interessados utilizem uma credencial única para acessar serviços de peticionamento eletrônico e assinatura de documentos.

Expansão

O Sei!MG Municípios está presente em 17 cidades, sendo Coqueiral e Patos de Minas as últimas a concluírem a implantação. Nos próximos dias, Além Paraíba, Barbacena, João Pinheiro (dia 3/7), Mariana (dia 1/7) e Vargem Bonita também finalizarão a implementação, completando 22 municípios contemplados.

A ferramenta também é utilizada na administração pública de Araguari, Betim, Conceição do Mato Dentro, Diamantina, Itajubá, Lavras, Nova Lima, Pedro Leopoldo, Pompéu, Ribeirão das Neves, Rio Doce, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Timóteo e Unaí.  

Os municípios de Araçuaí, Couto de Magalhães de Minas, Monte Santo de Minas e São João del-Rei também já possuem cronogramas para início das atividades de implantação.

Sei!MG Municípios no Mário Penna

O Instituto Mário Penna aderiu recentemente à implantação do sistema em seus fluxos internos, sendo a primeira instituição do terceiro setor a fazer uso da ferramenta.

Agora, os hospitais do Instituto poderão contar com a eficiência, celeridade e economia para instrução dos processos administrativos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Mantenópolis, ES
23°
Tempo nublado

Mín. 17° Máx. 24°

23° Sensação
3.09km/h Vento
73% Umidade
100% (2.07mm) Chance de chuva
06h17 Nascer do sol
05h16 Pôr do sol
Sex 24° 17°
Sáb 24° 17°
Dom 23° 14°
Seg 25° 15°
Ter 25° 16°
Atualizado às 11h09
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,19 -0,07%
Euro
R$ 5,90 +0,06%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 326,379,23 -2,32%
Ibovespa
172,254,66 pts 1.03%
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio