Terça, 23 de Junho de 2026
15°C 26°C
Mantenópolis, ES
Publicidade

Governo de Minas participa de encontro com secretário-geral da ONU durante agenda climática em Londres

Segundo dia da Missão Internacional tem participação em painéis estratégicos e apresentação de iniciativas mineiras em sustentabilidade e inovação

23/06/2026 às 18h15
Por: suporte Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:
Imprensa MG / Divulgação
Imprensa MG / Divulgação

O governador Mateus Simões participou, nesta terça-feira (23/6), do segundo dia da missão internacional do Governo de Minas na Semana de Ação Climática de Londres (London Climate Action Week 2026), principal plataforma internacional voltada à implementação da agenda climática global entre as Conferências do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU).

Iniciando os compromissos oficiais do dia, ele esteve, ao lado do secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas (Semad) , Lyssandro Norton, em uma mesa-redonda reservada com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, organizada pela Bloomberg Philanthropies, dentro do âmbito do Local Climate Action Summit.

O encontro contou com a participação de governadores e líderes regionais para discutir os desafios da implementação climática nos territórios e os mecanismos necessários para ampliar a escala das ações dos governos subnacionais, além do financiamento climático, transição energética, adaptação às mudanças climáticas e governança multinível.

A reunião ocorre nos últimos meses do mandato de Guterres à frente da ONU e representa mais um reconhecimento da trajetória construída por Minas Gerais junto ao sistema das Nações Unidas. Em 2023, o Minas foi o único estado da América do Sul convidado para a Climate Ambition Summit, em Nova Iorque, nos EUA, convocada pelo próprio secretário-geral.
 

 

"É uma honra representar Minas Gerais em um diálogo com uma liderança que ajudou a colocar a implementação climática no centro da agenda internacional. O desafio agora não é mais definir metas, mas transformar compromissos em resultados concretos para as pessoas. E é exatamente isso que estamos fazendo em Minas Gerais", destacou Mateus Simões.

 
  
  


Inteligência artificial, energia limpa e clima

Dando continuidade aos compromissos oficiais na Semana de Ação Climática de Londres, o governador participou do painel “Powering Progress: Climate Leadership in an Age of AI”, que reuniu líderes governamentais e representantes do setor tecnológico para discutir os impactos da expansão da inteligência artificial e dos data centers sobre a demanda por energia, recursos hídricos e infraestrutura.

Secretário-geral da ONU, António Guterres (Crédito: Imprensa MG / Divulgação)
Secretário-geral da ONU, António Guterres (Crédito: Imprensa MG / Divulgação)


No debate, o Governo de Minas apresentou sua estratégia de implementação climática baseada em inovação, transformação digital e segurança energética. O Estado já possui mais de 12 gigawatts (GWs) de capacidade instalada de energia solar e vem ampliando investimentos em bioenergia, biometano e outras fontes renováveis.
 
Atualmente, 85% das 199 metas previstas no Plano Estadual de Ação Climática (Plac-MG) estão em execução ou concluídas. “Minas Gerais está mostrando que inovação e sustentabilidade caminham juntas. Estamos investindo em energia limpa, modernizando a gestão ambiental com novas tecnologias e contribuindo para que a inteligência artificial avance de forma responsável, com segurança energética e respeito ao meio ambiente”, ressaltou Simões.

Além disso, a delegação mineira apresentou iniciativas inovadoras desenvolvidas pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), como a modernização do Cadastro Ambiental Rural, a aplicação de IA no licenciamento ambiental e no processamento de autos de infração e a utilização de blockchain na rastreabilidade da cadeia produtiva do carvão vegetal por meio do sistema MG Florestas. "Estamos incorporando inteligência artificial, geotecnologias e blockchain à gestão ambiental. A inovação é uma ferramenta para acelerar políticas públicas, ampliar a transparência e aumentar a eficiência do Estado", explicou o secretário Lyssandro Norton. 

Estratégias para um mundo em transformação

Durante o encontro Under2 State and Regional Dialogues, Mateus Simões se reuniu com governadores e líderes regionais para debater os impactos da instabilidade geopolítica, dos eventos climáticos extremos e da volatilidade dos mercados globais.

As discussões se concentraram nas oportunidades abertas pela eletrificação limpa, pela modernização dos sistemas energéticos e pela construção de economias mais resilientes. “Minas tem muito a contribuir para esse debate global. Estamos trabalhando para tornar o Estado cada vez mais competitivo, resiliente e preparado para os desafios climáticos e econômicos, sempre com foco em gerar desenvolvimento, empregos e qualidade de vida para os mineiros”, afirmou Simões.

Soluções sustentáveis inspiradas na Caatinga

Encerrando as agenda desta terça-feira (23/6), o governador Mateus Simões participou da abertura da exposição "Caatinga: Stitching Resilience". O evento marcou o início da quarta edição do Brazil Creating Fashion for Tomorrow (BCFT), plataforma cultural e educacional dedicada a apresentar ao mundo experiências brasileiras em moda sustentável, inovação e economia criativa.

A mostra "Caatinga: Costurando Resiliência" reúne iniciativas que combinam moda sustentável, saberes tradicionais e o desenvolvimento de biomateriais inspirados no semiárido brasileiro. A comitiva do Estado participou ainda da abertura da exposição "Caatinga: Uma Floresta de Muitas Cores", da fotógrafa Anna Mariani, composta por imagens do sertão nordestino e das tradicionais fachadas das casas populares da região.

"Essas exposições mostram que a criatividade brasileira é uma grande aliada da sustentabilidade. Valorizar nossos saberes, nossa cultura e a inovação é também uma forma de construir um futuro mais sustentável e gerar oportunidades para as próximas gerações”, destacou o governador.

Minas Gerais no centro da implementação climática

Com uma economia superior a R$ 1 trilhão, liderança nacional em geração distribuída solar, instrumentos avançados de monitoramento climático e experiências pioneiras em transformação digital da gestão ambiental, Minas Gerais consolida sua posição como uma das principais referências subnacionais da América Latina na implementação da agenda climática e na construção de soluções para uma economia de baixo carbono.

A participação na Semana de Ação Climática de Londres de 2026 reforça o protagonismo internacional do Estado e amplia oportunidades de cooperação, intercâmbio tecnológico e atração de investimentos voltados ao desenvolvimento sustentável e à transição para uma economia de baixo carbono.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Mantenópolis, ES
19°
Parcialmente nublado

Mín. 15° Máx. 26°

19° Sensação
1.15km/h Vento
65% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h16 Nascer do sol
05h16 Pôr do sol
Qua 27° 15°
Qui 27° 16°
Sex 24° 16°
Sáb 26° 16°
Dom 25° 15°
Atualizado às 19h09
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,18 +0,83%
Euro
R$ 5,90 +0,41%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 343,265,90 -2,73%
Ibovespa
171,258,88 pts 0.52%
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio