Segunda, 22 de Junho de 2026
14°C 25°C
Mantenópolis, ES
Publicidade

Escolas da Rede Estadual iniciam Eleição do Conselho de Líderes de Turma 2026 nesta terça-feira (24)

As escolas da Rede Pública Estadual de Ensino iniciam, nesta terça-feira (24), a Eleição do Conselho de Líderes de Turma 2026, fortalecendo o prota...

24/02/2026 às 13h21
Por: suporte Fonte: Secom Espírito Santo
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo

As escolas da Rede Pública Estadual de Ensino iniciam, nesta terça-feira (24), a Eleição do Conselho de Líderes de Turma 2026, fortalecendo o protagonismo estudantil e a participação democrática no ambiente escolar. A iniciativa, promovida pela Secretaria da Educação (Sedu), marca o início de um ciclo de mobilização nas unidades, incentivando os estudantes a assumirem papel ativo na construção do cotidiano escolar.

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, por meio do processo eleitoral, os alunos exercitam a liderança, a responsabilidade e o compromisso com a coletividade, ampliando sua representatividade nas decisões e ações desenvolvidas ao longo do ano letivo.

“Quando o estudante participa, opina e assume responsabilidades, ele desenvolve competências que vão além do conteúdo acadêmico. A escola se torna um espaço de diálogo, construção coletiva e preparação para o exercício pleno da cidadania”, destacou.

Na sequência, na próxima sexta-feira (27), o cronograma prevê a realização da Eleição do Comitê Regional de Líderes de Turma e, no dia 11 de março, da Eleição do Comitê Estadual de Líderes de Turma, consolidando a estrutura de representação estudantil em diferentes níveis.

Ainda segundo o secretário, a ação integra um conjunto de iniciativas promovidas pela Sedu com foco na formação integral dos estudantes. “A metodologia adotada nas escolas da Rede Estadual valoriza o aluno como sujeito ativo do processo educativo, incentivando o desenvolvimento de projetos autorais e propostas interdisciplinares que aproximam teoria e prática. O objetivo é estimular competências como pensamento crítico, criatividade, colaboração e resolução de problemas reais”, complementou Vitor de Angelo.

A gerente de Gestão Escolar, Maricélis Caetano Engelhardt, destacou que, paralelamente às votações, as unidades têm investido na revitalização de seus espaços, compreendendo a infraestrutura como ferramenta pedagógica. Salas de aula, pátios e ambientes de convivência são organizados para favorecer a aprendizagem, promovendo o sentimento de pertencimento e transformando o espaço escolar em um cenário de descobertas. E a liderança estudantil é fundamental para o diálogo sobre essas questões.

“A educação socioemocional também integra a rotina das escolas. Rodas de conversa, escuta ativa e mediação de conflitos fortalecem vínculos e promovem um ambiente acolhedor e seguro, no qual o bem-estar dos estudantes é prioridade. A formação cidadã, pautada em valores éticos e colaborativos, é trabalhada de forma articulada ao currículo acadêmico”, afirmou a gerente.

>

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Mantenópolis, ES
15°
Tempo nublado

Mín. 14° Máx. 25°

15° Sensação
1.45km/h Vento
89% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h16 Nascer do sol
05h16 Pôr do sol
Ter 25° 14°
Qua 26° 14°
Qui 24° 16°
Sex 25° 17°
Sáb 26° 17°
Atualizado às 04h09
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,15 +0,00%
Euro
R$ 5,91 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 350,643,58 +1,73%
Ibovespa
168,333,61 pts 0.03%
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio