Segunda, 22 de Junho de 2026
14°C 25°C
Mantenópolis, ES
Publicidade

Filme dos anos 90 inspirou tricampeão brasileiro de hóquei no gelo

Atleta do Talento Esportivo, Gianluigi Antoni fez a transição da quadra seca para a de gelo em 2021

22/02/2026 às 12h55
Por: suporte Fonte: Secom SP
Compartilhe:
Gian carrega também a missão de ajudar a popularizar o hóquei no gelo no Brasil
Gian carrega também a missão de ajudar a popularizar o hóquei no gelo no Brasil

O calor do verão no hemisfério sul não faz tanta diferença na vida de atleta de Gianluigi Antoni, 26 anos. Independentemente das altas temperaturas, ele treina e compete muito bem agasalhado, sobre uma pista de gelo.

Gian teve a primeira abordagem com o hóquei no gelo pela sua mãe, que conheceu a modalidade durante o período em que estudou nos Estados Unidos. Mas a simpatia pela modalidade surgiu de fato graças a um filme.

“Lembro que meu primeiro contato com o hóquei no gelo foi com o filme ‘Nós Somos Campeões’ (título em português para ‘The Mighty Ducks’). Depois disso, passei a acompanhar a modalidade pela TV. Hoje, respiro esse esporte”, explica o atleta, fazendo referência ao filme de 1992 que conta a história de um advogado que é contratado para treinar um time de hóquei no gelo.

Andar sobre patins nunca foi segredo para Gian. Ele já praticava o hóquei inline, jogado com patins de rodas em uma pista seca, de madeira ou cimento, por exemplo. Em 2021, transicionou para o gelo. “Não tive muitas dificuldades [na transição] porque comecei a patinar cedo. A parte mais difícil é acertar a coordenação motora sobre os patins”, diz.

O tipo de superfície é só um detalhe na carreira de Gian. No inline, já foi campeão paulista e sul-americano. No gelo, comanda o Falcões, de Bragança Paulista, atual tricampeão brasileiro, e é referência técnica na seleção brasileira. Ele se define como um jogador cerebral. “Fazendo um paralelo com o futebol, eu sou uma espécie de meio de campo, que ajuda a defender e a marcar gols. Um bom jogador tem a mente fria e o coração quente. Precisa aliar inteligência com força e estratégia.”

Bolsista do Programa Talento Esportivo, plataforma de financiamento do Governo do Estado de SP para atletas da base ao alto rendimento, Gian carrega também a missão de ajudar a popularizar o hóquei no gelo no Brasil. O país não figura na disputa de Mundiais e Olimpíadas de Inverno por falta de infraestrutura mínima para a prática da modalidade. Mesmo diante dessa lacuna, o atleta é otimista em relação ao fortalecimento do esporte por aqui e até a uma inédita participação olímpica.

“O Brasil está situado entre os países em desenvolvimento neste esporte. Tenho esperança de um dia chegarmos à elite. Existe uma possibilidade do hóquei 3×3 entrar no programa olímpico, e o Brasil atende aos pré-requisitos para pleitear uma vaga, pois tem arena homologada para a prática do esporte e uma liga oficial. Quando esse dia chegar, espero ainda ter condições para poder jogar pelo meu país”, afirma.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Mantenópolis, ES
22°
Tempo nublado

Mín. 14° Máx. 25°

22° Sensação
1.72km/h Vento
64% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h16 Nascer do sol
05h16 Pôr do sol
Ter 25° 14°
Qua 26° 14°
Qui 24° 16°
Sex 25° 17°
Sáb 26° 17°
Atualizado às 10h09
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,13 -0,34%
Euro
R$ 5,87 -0,53%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 353,587,40 +2,94%
Ibovespa
169,928,16 pts 0.95%
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio