Quinta, 25 de Junho de 2026
17°C 24°C
Mantenópolis, ES
Publicidade

Governo de SP implanta 24 centros de formação esportiva em 22 cidades

Estado investe R$ 5,7 milhões e amplia o acesso de jovens ao esporte de base e ao alto rendimento

30/01/2026 às 17h10
Por: suporte Fonte: Secom SP
Compartilhe:
Os Centros têm como objetivo oferecer acompanhamento técnico, metodológico e pedagógico adequado a cada faixa etária Foto: Edson Sousa
Os Centros têm como objetivo oferecer acompanhamento técnico, metodológico e pedagógico adequado a cada faixa etária Foto: Edson Sousa

A Secretaria de Esportes implantou, no início deste ano, 24 Centros de Formação Esportiva, distribuídos em 22 municípios paulistas, com o objetivo de fortalecer a base do esporte, identificar talentos e ampliar o acesso de crianças e adolescentes à prática esportiva orientada.

A iniciativa conta com investimento de R$ 5,7 milhões e foi viabilizada a partir de um chamamento público, que selecionou organizações sociais responsáveis pela implantação e execução dos projetos esportivos em parceria com o Estado. Os centros estão localizados nos municípios de Campinas, Ourinhos, São Bernardo do Campo, São José do Rio Preto, São Manuel, Araraquara, Batatais, Novo Horizonte, Praia Grande, Americana, Jundiaí, São Roque, Ribeirão Preto, Ilhabela, Caraguatatuba, Bauru, Sorocaba, Mauá, Paulínia, Araçatuba e Santos.

Os Centros de Formação Esportiva têm como principal objetivo estruturar a iniciação esportiva de forma qualificada, oferecendo acompanhamento técnico, metodológico e pedagógico adequado a cada faixa etária.

Para a secretária de Esportes do Estado de São Paulo, coronel Helena Reis, o programa representa um avanço estrutural no esporte paulista. “Os Centros de Formação Esportiva cumprem um papel essencial ao democratizar o acesso ao esporte e criar um caminho estruturado para o desenvolvimento de jovens talentos. Estamos investindo na base, garantindo oportunidades e construindo um legado esportivo sólido para o Estado de São Paulo.”

A iniciativa também busca descentralizar o acesso ao esporte, levando oportunidades para diferentes regiões do Estado e reduzindo desigualdades no acesso à formação esportiva. Outro objetivo estratégico é criar uma base sólida que possa alimentar programas de rendimento, clubes, federações e seleções, garantindo a continuidade do desenvolvimento esportivo a médio e longo prazo.

Modalidades e vagas

Ao todo, são 15 modalidades esportivas ofertadas: ginástica de trampolim, vôlei, boxe, judô, ciclismo, basquete, jiu-jitsu, futsal masculino, karatê, futebol de campo feminino e masculino, esportes equestres, handebol, ginástica rítmica e atletismo. A faixa etária varia de acordo com cada projeto, com idade máxima de 17 anos.

São disponibilizadas 650 vagas ao todo e o ingresso nos centros ocorre por meio de processos seletivos (peneiras), que avaliam critérios técnicos e físicos definidos por cada modalidade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Mantenópolis, ES
19°
Tempo nublado

Mín. 17° Máx. 24°

19° Sensação
1.29km/h Vento
90% Umidade
100% (2.07mm) Chance de chuva
06h17 Nascer do sol
05h16 Pôr do sol
Sex 24° 17°
Sáb 24° 17°
Dom 23° 14°
Seg 25° 15°
Ter 25° 16°
Atualizado às 08h09
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,19 -0,11%
Euro
R$ 5,89 -0,09%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 336,834,68 +0,85%
Ibovespa
170,506,66 pts -0.44%
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio