Quinta, 25 de Junho de 2026
17°C 24°C
Mantenópolis, ES
Publicidade

Obra da Travessia Subaquática Santos–Guarujá entra em fase final

Com investimento de R$ 134,7 milhões, obra será decisiva para a solução de problema histórico de escassez hídrica na região

29/01/2026 às 18h01
Por: suporte Fonte: Secom SP
Compartilhe:
As obras, com conclusão prevista para julho de 2026, envolvem a instalação de 5,56 km de tubos, sendo cerca de 1,5 km em travessia subaquática. Foto: Divulgação/Governo de SP
As obras, com conclusão prevista para julho de 2026, envolvem a instalação de 5,56 km de tubos, sendo cerca de 1,5 km em travessia subaquática. Foto: Divulgação/Governo de SP

As obras da Travessia Subaquática Santos–Guarujá entram em etapa final com o início da instalação dos tubos da nova adutora, ampliando a segurança hídrica da região. O empreendimento da Sabesp tem aporte de R$ 134,7 milhões e vai reforçar o abastecimento de mais de 450 mil pessoas no litoral. Nesta quinta-feira (29), a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Natália Resende, esteve no local das intervenções para acompanhar o início da etapa final das obras.

A nova adutora vai interligar o sistema de abastecimento da Estação de Tratamento de Água Cubatão ao sistema de distribuição de Vicente de Carvalho, em Guarujá. A tubulação passará por baixo do canal do Porto de Santos e terá capacidade para transportar 500 litros de água tratada por segundo. Esta será a segunda travessia subaquática sob o canal do Porto, somando-se à estrutura já existente e em operação entre os bairros Ponta da Praia, em Santos, e Vila Lígya, em Guarujá, que também envia até 500 litros por segundo para o abastecimento da Ilha de Santo Amaro.

As obras, com conclusão prevista para julho de 2026, envolvem a instalação de 5,56 km de tubos, sendo cerca de 1,5 km em travessia subaquática. A nova adutora ampliará a capacidade de transporte de água para Guarujá, sem impacto no abastecimento de Santos e Cubatão, uma vez que a Estação de Tratamento de Água Cubatão tem capacidade para atender os três municípios. A água será produzida na ETA Cubatão, seguirá para os reservatórios da Sabesp e, a partir do reservatório do Saboó, em Santos, será conduzida pela nova adutora, que percorrerá a região do cais, passará sob o canal do Porto e chegará ao reservatório de Vicente de Carvalho.

Secretária Natália Resende em visita às obras da Travessia Subaquática Santos–Guarujá. Foto: Divulgação/Governo de SP
Secretária Natália Resende em visita às obras da Travessia Subaquática Santos–Guarujá. Foto: Divulgação/Governo de SP

“A Travessia Subaquática Santos–Guarujá entra na fase final de execução e representa um avanço estratégico para a segurança hídrica da Baixada Santista. Com este projeto e o pacote de investimentos de R$ 7,5 bilhões nos próximos três anos previsto aqui para a região, estamos ampliando e modernizando a rede de água e esgoto, garantindo capacidade suficiente para atender a população hoje e no futuro, com soluções técnicas planejadas para reforçar o abastecimento de forma segura e sustentável. São avanços que só estão sendo alcançados graças à desestatização da Sabesp, que garantiu os investimentos necessários para solucionar desafios históricos como esse”, afirmou a secretária Natália Resende.

A nova travessia subaquática é um dos principais investimentos em andamento da Sabesp para aprimorar o abastecimento de água na Baixada Santista e solucionar as carências existentes nos sistemas. Nas nove cidades da região, estão sendo instaladas novas tubulações, válvulas, reservatórios e estações de bombeamento, além da ampliação de estações de tratamento, visando aumentar a oferta de água para moradores e turistas.

Projeção do traçado da Travessia Subaquática Santos–Guarujá. Foto: Reprodção
Projeção do traçado da Travessia Subaquática Santos–Guarujá. Foto: Reprodção

Mais investimentos para a região

A Baixada Santista vai receber R$ 7,5 bilhões em investimentos nos próximos três anos para enfrentar desafios estruturais no abastecimento de água, quase três vezes o total aplicado na região entre 2017 e 2024 (R$ 500 milhões/ano), antes da desestatização da Sabesp realizada em 2024 pelo Governo de São Paulo.

Além da travessia subaquática, também estão em andamento a implantação do Pulmão de Reservação de Água Potável do Sistema Mambu Branco , com capacidade total de 40 milhões de litros, projetado para mitigar impactos na produção durante eventos de chuvas intensas, garantindo maior estabilidade ao abastecimento, e a construção da nova Estação de Tratamento de Água Melvi , com capacidade de 1.270 litros por segundo, que ampliará de forma estrutural a produção de água tratada para a região.

Ouça a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Natália Resende:

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Mantenópolis, ES
23°
Tempo nublado

Mín. 17° Máx. 24°

23° Sensação
4.33km/h Vento
68% Umidade
100% (2.07mm) Chance de chuva
06h17 Nascer do sol
05h16 Pôr do sol
Sex 24° 17°
Sáb 24° 17°
Dom 23° 14°
Seg 25° 15°
Ter 25° 16°
Atualizado às 14h09
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,18 -0,26%
Euro
R$ 5,89 -0,11%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 324,298,78 -2,76%
Ibovespa
172,829,23 pts 1.46%
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio