Sexta, 26 de Junho de 2026
17°C 24°C
Mantenópolis, ES
Publicidade

Mais de 2,6 milhões de veículos já fizeram licenciamento de 2026 em SP

Pagamento antecipado já foi feito por 10% da frota ativa do estado; taxa é de R$ 174,08

22/01/2026 às 10h05
Por: suporte Fonte: Secom SP
Compartilhe:
O licenciamento é obrigatório e garante ao Detran-SP o controle da frota que circula no estado
O licenciamento é obrigatório e garante ao Detran-SP o controle da frota que circula no estado

Mais de 2,6 milhões de proprietários de veículos já anteciparam o pagamento do licenciamento 2026 em São Paulo. Apenas em janeiro, 2.694.723 veículos tiveram a taxa quitada, o que representa cerca de 10% de toda a frota ativa do estado. O número mostra a adesão dos condutores à possibilidade de regularizar a documentação antes do início do calendário oficial, que vai de julho a dezembro, conforme o final da placa.

O licenciamento 2026 está disponível para veículos com qualquer final de placa. A antecipação permite que o proprietário comece o ano com a situação do veículo em dia, evitando pendências futuras e eventuais restrições. Neste ano, após a quitação dos débitos, a atualização do documento é instantânea, garantindo mais agilidade ao processo.

A forma mais rápida de licenciar é pelo portal do Detran-SP , onde o serviço pode ser concluído em poucos minutos. Pelo site, também é possível verificar débitos, pagar multas pendentes – inclusive via Pix – e regularizar o licenciamento de anos anteriores, se necessário. Para concluir o processo, é preciso quitar eventuais multas de trânsito e o IPVA, informar o número do Renavam e pagar a taxa de R$174,08.

Após o pagamento, o documento digital do veículo (CRLV-e) pode ser baixado ou impresso em papel comum pelo portal do Detran-SP, do Poupatempo ou da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), além dos aplicativos Detran-SP e Poupatempo Digital. O documento pode ser salvo no celular ou mantido impresso. Também é possível pagar a taxa em bancos conveniados, por internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico.

Caso o licenciamento não esteja disponível para pagamento, o proprietário deve verificar a existência de impedimentos, como multas ou débitos pendentes, ou bloqueios administrativos ou judiciais.

Recolhimento do veículo
O licenciamento é obrigatório e garante ao Detran-SP o controle da frota que circula no estado. Circular com o licenciamento vencido pode resultar no recolhimento do veículo, que é encaminhado a um pátio credenciado.

Nessas situações, a liberação pode ser feita de forma imediata por meio da Liberação Instantânea de Veículos (LIVE) , serviço digital disponível no site do Detran-SP. Com a LIVE, o proprietário solicita a liberação assim que o veículo chega ao pátio e recebe o ofício digital no celular, desde que quite os débitos existentes, como taxas de estadia e o licenciamento.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Mantenópolis, ES
21°
Tempo nublado

Mín. 17° Máx. 24°

21° Sensação
2.26km/h Vento
76% Umidade
92% (1.52mm) Chance de chuva
06h17 Nascer do sol
05h17 Pôr do sol
Sáb 25° 17°
Dom 25° 15°
Seg 24° 16°
Ter 25° 16°
Qua 25° 16°
Atualizado às 11h09
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,16 -0,27%
Euro
R$ 5,90 +0,20%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 328,509,82 +0,78%
Ibovespa
171,857,73 pts -0.08%
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio