Sexta, 26 de Junho de 2026
17°C 24°C
Mantenópolis, ES
Publicidade

Operação mira esquema internacional com o uso de ‘mulas’ para o transporte de cocaína

Ação entre PM e PF cumpre 36 ordens judiciais em seis municípios do estado, além da cidade de Corumbá (MS)

20/01/2026 às 13h52
Por: suporte Fonte: Secom SP
Compartilhe:
A ação investiga um esquema de transporte de cocaína por meio de “mulas do tráfico” em viagens clandestinas. Foto: Divulgação/Governo de SP
A ação investiga um esquema de transporte de cocaína por meio de “mulas do tráfico” em viagens clandestinas. Foto: Divulgação/Governo de SP

A Polícia Militar, por meio do Comando de Policiamento do Interior 9 e do 10º Batalhão de Ações Especiais (Baep), e a Polícia Federal realizaram nesta terça-feira (20) uma operação de combate ao tráfico internacional de drogas no interior de São Paulo. A ação investiga um esquema de transporte de cocaína por meio de “mulas do tráfico” em viagens clandestinas.

A operação Expurgo cumpre 12 mandados de prisão e 24 de busca e apreensão nos municípios de Americana, Santa Bárbara D’Oeste, Limeira, Piracicaba e Botucatu, São Paulo e Corumbá (MS). As ordens judiciais foram expedidas pela Justiça Federal.

O secretário da Segurança Pública, Osvaldo Nico Gonçalves, afirmou que essa operação integrada revela a preocupação das autoridades públicas em combater crimes desse tipo. “O tráfico de drogas fomenta diversos outros crimes, como roubo, furto e lavagem de dinheiro, além de destruir lares quando a pessoa se torna dependente química. Aqui em São Paulo não vamos permitir que traficantes fiquem impunes”, disse.

Até o momento, três alvos foram localizados e presos. Durante as diligências, e com o apoio de cães policiais, as equipes localizaram quatro armas, sendo duas pistolas, um fuzil e um revólver, R$ 75 mil em dinheiro e três celulares que estavam escondidos em fundos falsos de móveis na residência do principal alvo da operação, em Santa Bárbara D’Oeste.

“A operação de hoje é um desdobramento de uma prisão que o 10° Baep fez no ano passado, na qual foi identificada uma quadrilha especializada em tráfico internacional de drogas por meio de ‘mulas do tráfico’. No total, 15 estrangeiros foram presos. O trabalho deles no esquema criminoso era engolir capsulas com drogas para levar a outros países”, revelou o coronel Cleotheos Sabino, comandante do CPI-9.

Segundo as apurações, um dos presos chegou a ingerir 120 cápsulas. A partir desta ação, a Polícia Federal instaurou um inquérito e descobriu a liderança desse esquema.

Foi descoberto que parte dos integrantes da organização criminosa são membros da facção paulista que atua dentro e fora dos presídios. Alguns dos envolvidos já estão presos em razão de mandados de prisão preventiva e condenações anteriores por tráfico de drogas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Mantenópolis, ES
23°
Tempo nublado

Mín. 17° Máx. 24°

23° Sensação
3.29km/h Vento
66% Umidade
92% (1.52mm) Chance de chuva
06h17 Nascer do sol
05h17 Pôr do sol
Sáb 25° 17°
Dom 25° 15°
Seg 24° 16°
Ter 25° 16°
Qua 25° 16°
Atualizado às 14h09
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,17 -0,20%
Euro
R$ 5,88 -0,02%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 327,320,79 +0,34%
Ibovespa
173,295,50 pts 0.76%
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio