
Foto: Jonatã Rocha / SECOM
O Governo de Santa Catarina e representantes do Movimento Big-Waves Brasil promoveram nesta terça-feira, 4, o lançamento oficial da janela de abertura do Campeonato Brasileiro de Surf de Ondas Grandes, que será realizado na Praia do Cardoso em Laguna. A janela passa a contar a partir desta quarta, 5, e vai até o dia 26 de fevereiro de 2026. O evento foi realizado na Praia Mole, onde também ocorreram as competições de surfe dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc).
O evento é uma realização em parceria entre a Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), o Movimento Big Waves Brasil (BWB), a Fesporte e a Prefeitura de Laguna, colocando Santa Catarina na rota mundial das ondas gigantes.
A cerimônia contou com a presença do presidente da Fesporte, Jeferson Batista, de representantes do movimento Big-Waves Brasil, como Thiago Jacaré, ex-surfista profissional e coordenador do Movimento, além de Ricardo Bocão, ex-surfista profissional e diretor da Confederação Brasileira de Surfe, do prefeito de Laguna Preto Crippa, entre outras autoridades.
“Um dia histórico para o surfe catarinense. Lançar um evento deste tamanho em Santa Catarina, como será o Campeonato Brasileiro de Ondas Grandes e futuramente o Campeonato Mundial é algo que marca o esporte catarinense. Muito felizes em poder promover tudo isso e só temos a agradecer ao governador Jorginho Mello por todo o suporte ao esporte de Santa Catarina”, afirmou o presidente da Fesporte, Jeferson Batista.

As competições dos Jasc iniciaram ainda pela manhã reunindo 79 atletas no masculino e 30 no naipe feminino. No período da tarde, foram conhecidos os campeões das competições com Lucas Haag de Florianópolis, vencendo no naipe masculino, Uriel Sposaro, de São José, segundo colocado, e Anuar Chiah, também de São José, em terceiro.
No feminino, Alexia Monteiro de Garopaba foi a campeã com Potira Castaman de Florianópolis em segundo lugar e Maya Carpinelli de Garopaba completou o pódio.
Na competição por equipes, Florianópolis foi a campeã geral, seguida por Garopaba e Imbituba.
Mín. 20° Máx. 31°




